METODOLOGIA

A condução pedagógica do processo de ensino e aprendizagem do Colégio Porto Seguro, é norteada por vários fundamentos. O Documento Base do MEC descreve que:

“A cada idade, corresponde uma forma de vida que tem valor, equilíbrio e coerência que merece ser respeitada e levada a sério; a cada idade, correspondem problemas e conflitos reais (...), pois o tempo todo, ela (a criança) teve de enfrentar situações novas (...). Temos de incentivá-la a gostar da sua idade, a desfrutar do seu presente”.

Enfim, uma metodologia que conta com a interação professor/aluno/família, em um ambiente agradável e atrativo, onde são propostos debates, trabalhos em grupos e trabalhos individuais, possibilitando que os alunos tenham autonomia, segurança e autoconfiança.

O CEPS se esmera para que a educação atinja, além dos conhecimentos científicos, valores transcendentais. O encaminhamento metodológico também passa pelo modelo de ensino da aprendizagem significativa. Para que ocorra, é necessário que haja um relacionamento entre conteúdo a ser aprendido e aquilo que o aluno já sabe.

O aluno deve manifestar uma predisposição positiva à aprendizagem e não à aprendizagem mecânica. Sendo assim, uma nova informação esse aluno terá e o possibilitará, uma estrutura de conhecimento do indivíduo.

site 7.jpg