Amor ao trabalho:

Buscar sempre dar o seu melhor, executar o trabalho com determinação e entregar toda sua energia e disposição, o resultado será muito positivo. E isso, desencadeia um processo de satisfação pelo resultado obtido. Nasce na pessoa, uma satisfação que gera prazer, orgulho pelo resultado e por fim, uma sensação de felicidade.

Espírito de Família:

Acreditamos que espírito de família abrange proximidade, pluralidade e diversidade. O Espírito de Família, de acordo com nossos valores, é a vivência entre família/escola, que proporcionará um ambiente de aconchego e proximidade entre todos da família Porto Seguro.

Presença:

Valorizar a participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento de profissionais e usuários do processo de tomada de decisões e no funcionamento da organização escolar.

Simplicidade​:

Agimos sempre com simplicidade, atuando com a ausência de exageros que são como armadilhas que te impedem de atingir os seus objetivos. Tentando sempre  separar o que é importante daquilo que não é.

Solidariedade:​​

Desenvolver o ato de bondade e compreensão com o próximo, ter sentimento, ter interesses ou propósitos entre os membros de um grupo, cooperar sempre com a comunidade escolar e seus familiares.

Pensamento Crítico:

Analisar criticamente o que vê e ouve, ensinando assim, a criança e ao adolescente, refletir sobre fatos e opiniões, e a posicionar-se diante do mundo.

Criatividade:

Desenvolver o potencial criativo, estimulando a criança e ao adolescente a criar, substituindo a repetição e a padronização pelo espírito inventivo.

Inovação:

Buscar inovar sempre, mostrando aos alunos e ao mundo. Procurar soluções inovadoras para os seus problemas, de modo a transformar o ambiente que vivem.

Cultura:

Valorizar a cultura. Estimular os alunos a produzir e valorizar manifestações artísticas que expressam os valores da sua e da cultura de outros povos e regiões.

Empatia:

Valorizar o outro. Se colocar sempre no lugar do outro. Sensibilizar os alunos para acolher e conviver com a diversidade, perceber as informações e o conhecimento sob variados prismas, exercitando a tolerância, e respeitando diferentes etnias, religiões, princípios e valores.

Ética:

Ter sempre condutas éticas. Transmitindo aos alunos, desde os seus primeiros anos de vida, princípios e valores que os habilitem a fazer escolhas éticas e a responsabilizar-se por suas ações e atos, dentro ou fora do ambiente escolar.